Visita de um ex-aluno

A escola é, muitas vezes, vista como uma segunda casa ou mesmo uma família. E, como qualquer família, quer todo o sucesso do mundo para os seus membros. A escola, e mais particularmente os seus professores, sente um imenso orgulho de cada vez que um dos seus “meninos” tem sucesso. E o Leonardo é um desses exemplos! O Leonardo poderia ter sido aluno em qualquer escola e qualquer escola teria orgulho em ter tido um adolescente como o Leonardo. Mas o Leo foi nosso! É nosso! Faz parte da família Ruy Belo! Do menino que queria “ser polícia como o pai”, o caminho que trilhou é recheado de sucessos… Mas numa outra área. Mantém, contudo, a cabeça fria. E foi, generosamente, que aceitou o convite da equipa TEIP, para vir à escola E.B.2,3 de Ruy Belo falar um pouco do seu percurso académico, tendo conversado com os alunos das turmas A e B do nono ano. O Leonardo licenciou-se em História (2015) e obteve o grau de Mestre em História Contemporânea (2018), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é aluno de Doutoramento em Ciências da Sustentabilidade, na Universidade de Lisboa. Para além disso é investigador integrado do Instituto de História Contemporânea (IHC-NOVA/FCSH) e membro da International Network for Studies on Corporatism and the Organized Interests e da Rede Portuguesa de História Ambiental. Numa altura da vida escolar em que as dúvidas são uma constante e é necessário tomar grandes decisões, o Leonardo cativou e alargou um pouco mais os horizontes destes alunos, falando dos seus interesses enquanto aluno da Ruy Belo bem como do alargamento a outros interesses no seu percurso de secundário e universitário, o que culminou em interesses de investigação à história económica e social de Portugal no século XX, área na qual escreveu artigos em revistas nacionais e estrangeiras e participou em vários congressos, seminários e conferências. Colaborou, ainda, na redação do dicionário biográfico Os Constituintes (1975-1976) (Lisboa: Assembleia da República, no prelo). A todos transmitimos que sabemos, de antemão, nem sempre ser fácil o caminho que traçarem, mas acreditamos no vosso entusiasmo e na vossa perseverança. Tal como acreditámos no Leonardo!!!
Professoras Cília Pereira e Fátima Pereira