Exposição “A maior liberdade do Mundo”

No âmbito das disciplinas História e Geografia do 3.º ciclo, e em parceria com a disciplina Educação Visual, realizou-se no dia 14 de junho, uma exposição intitulada “A maior liberdade do Mundo”, na sala B 1.1. Nela foi possível observar diversos trabalhos produzidos pelos alunos tais como folhetos, pequenas bandas desenhadas, postais, cartazes, painéis em grande formato com texturas visuais e diversas técnicas de pintura sobre temas como o “Ambiente e riscos mistos “25 de Abril” e “A árvore”. De forma colaborativa nas aulas de Educação Visual e em Oferta Complementar, foram criados produtos multimédia, com vista à sensibilização dos alunos pela preservação ambiental (criação de figuras imaginárias: herói, “reverse” e mentor). Houve também a oportunidade marcante de experimentar, num ambiente imersivo, como era Portugal antes do 25 de abril de 1974. Assim, observámos alguns factos históricos desse momento, pelos trabalhos expostos (cartazes, panfletos e cravos de diversos tamanhos), mas também tivemos a oportunidade de sentir o ambiente que se vivia no país, privado de liberdade de expressão, pela mostra projetada numa parede, onde se sucediam imagens de presos políticos – até parece que visitámos uma prisão naquela época! Depressa percebemos a dicotomia entre o tema do 25 de Abril, desenvolvido no 9.º ano, na disciplina História, com os temas explorados na disciplina Geografia, pois no topo da sala surgia a seguinte questão, em grandes letras azuis: “O que fazes com a tua liberdade?”. De facto, o estudo sobre os riscos mistos que assolam o nosso planeta, desde as chuvas ácidas, à desflorestação, o efeito de estufa, as alterações climáticas, a acumulação de plásticos e microplásticos nos oceanos e aos riscos que daí decorrem para a salvaguarda da vida marinha e mesmo os impactes para a saúde humana, pôs-nos a refletir. No final desta visita, foi-nos dada a oportunidade de refletir, sobre, de que forma no nosso dia-a-dia conseguimos contribuir, com pequenos gestos, para ter um Mundo mais sustentável – para tal, escrevemos em “post it”, diversas mensagens, que colocamos numa árvore gigante!! Por tudo isto, fez todo o sentido verificarmos que, numa mesa estava exposto o código Eco Escolas do nosso agrupamento. A disciplina Educação Visual teve um papel importante nesta exposição, pois além de ter elaborado produtos também participou na organização da mesma.
As professoras Paula Dourado e Teresa Sobral.