Visita de estudo ao Museu da Farmácia

Numa manhã primaveril, as turmas do oitavo ano deslocaram-se a Lisboa para conhecer um dos mais bonitos museus da capital, a saber, o Museu da Farmácia.
No ar pairava a curiosidade de tentar descobrir a relação entre aquela visita e os conhecimentos adquiridos em Ciências Naturais e em Físico-Química. A curiosidade cresceu ainda mais quando a primeira paragem foi em frente a um sarcófago egípcio, o que lembrou as aulas de História. Depois vieram os persas, os gregos, os romanos, e até os incas e os astecas! Mas, o mais interessante foi perceber que todas estas civilizações lidavam com a doença de diferentes modos, muito embora usassem recipientes e instrumentos incrivelmente semelhantes.
A viagem no tempo e no espaço geográfico continuou e, pouco a pouco, foram-se revelando os caminhos paralelos das Ciências Médicas e Farmacêuticas. Nestas ciências foi fundamental o recurso aos princípios da Física, da Química, da Anatomia e da Fisiologia. E, afinal, estas são as ciências que também se estudam na escola, ajudando todos a melhor compreender a importância das Ciências Farmacêuticas.
Muito obrigada à professora Maria de Fátima Ramos que planificou e organizou esta visita de estudo tão interessante!
“No dia 1 de abril de 20019, as turmas do 9.º ano da escola E.B 2,3 de Ruy Belo foram visitar o Museu da Farmácia em Lisboa. Gostámos muito, pois pudemos observar a evolução dos medicamentos ao longo dos séculos. Mas muito ficou por dizer. Gostaria de repetir, passámos uma manhã muito bem-disposta.” Diana Santos, 9.ºA
“Na visita ao Museu da Farmácia, aprendemos como a medicina evoluiu ao longo dos tempos, desde os Egípcios aos Babilónios, Sumérios, Gregos e Romanos. Observamos objetos e utensílios usados nos tempos da Idade Média. Pudemos comparar a medicina tradicional chinesa e a medicina atual. Uma visita a repetir, com certeza, pois tive a oportunidade de aprender muito sobre o tempo atual, sabendo o meu passado.” Manuel Rui dos Santos, 9.ºA
Professora Helena Moita de Deus