Horta Pedagógica e Biológica da E.B.1/J.I.de Monte Abraão 2

Porque o que comemos ainda vem da terra ou alimenta-se dela é importante transmitir esse conhecimento às crianças e aos jovens.
Tal saber não deve passar, somente, pela teoria, mas, também, pela prática, envolvendo-os e levando-os a meter as mãos na terra, para que possam descobrir o Anteu que deve existir em cada um de nós. Só assim poderão valorizá-la e respeitá-la e, consequentemente, preservar o ambiente.
Não se trata de desejar regressar a um país rural, mas sim recuperar o saudável contacto com a natureza, contribuir para o seu embelezamento e sustentabilidade. Se em cada canto, se em cada escola houver um pedaço de terra, e se esta for tratada e cultivada com árvores, flores, produtos hortícolas… não se tornará mais agradável e mais bonita? Porque acreditamos no seu valor, na sua força transformadora, produtora e sustentável, fazemos e faremos tudo o que for possível para passar esse testemunho.
Partindo desta convicção, decidimos utilizar o espaço inaproveitado junto ao campo de futebol e iniciámos a construção da horta pedagógica e biológica da E.B.1/J.I.de Monte Abraão2, envolvendo, desde início, os alunos.
Num primeiro momento, começámos por cavar a terra, retirando as ervas e as muitas pedras que lá estavam. Seguidamente, pedimos a colaboração das crianças e das respetivas famílias, bem como das docentes e assistentes operacionais, para trazerem diversas sementes e plantas.
Posto isto, deu-se início à sementeira e à plantação, havendo sempre, por parte dos alunos, um surpreendente entusiasmo e uma enorme vontade de participar em todas as tarefas. Diga-se, em abono da verdade, que a horta tem sido, ao longo dos meses, orgulhosamente tratada pela comunidade escolar, não deixando ninguém indiferente.
É ainda de referir que, apesar de a mesma se situar junto do campo de futebol, os alunos têm sido, escrupulosamente, cuidadosos e respeitadores, não danificando, intencionalmente, qualquer planta.
Pelo exposto, gostaríamos de partilhar este entusiasmo e salutar orgulho, apresentando aqui algumas fotografias da nossa horta. Estamos certas que, com mais algum apoio, será possível fazer mais e melhor. Aguardamos, na expetativa, que ele chegue!
As professoras Céu Miranda e Ana Mateus