Eco Escolas

Num dia lindo de céu azul que contrastava com o verde das árvores da nossa escola, adivinhavam-se as cores da bandeira das eco escolas. Assim, se celebrou a 13 de dezembro, na  escola sede do Agrupamento Ruy Belo, o dia das eco escolas. Chegada a hora, estava tudo pronto para mostrar à comunidade educativa o orgulho que sentimos por participar neste projeto de defesa do ambiente.

Na verdade, o hastear da bandeira reflete o esforço desenvolvido no projeto “Eco escolas” ao longo do passado ano letivo. Nele participaram alunos, professores e tantos outros que connosco colaboraram. Foi em reconhecimento do seu esforço que a Associação Bandeira Azul da Europa ofereceu ao nosso Agrupamento mais uma bandeira das eco escolas que, com muito orgulho, ficará hasteada ao longo do presente ano letivo. Para nós, que este ano estamos dedicados a este projeto, esta bandeira será um incentivo para continuarmos o bom trabalho dos anos transatos.

As celebrações envolveram um momento musical, a partilha de experiências de alunos que têm estado envolvidos neste projeto e um lanche. O trabalho de preparação deste evento contou com a ajuda de alunas do 9.º ano e com a dinamização das atividades pela docente de Música, Paula Mourato, e da professora de Educação Moral e Religião Católica, Ana Candeias e dos seus alunos.

Todas as turmas foram convidadas para o hastear da bandeira, mas tivemos, igualmente, a presença de representantes da Direção do Agrupamento, das autarquias (União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, e da Câmara Municipal de Sintra), da Associação da Criagente e do Clube de Basquetebol de Queluz.

De facto, foi um dia especial no qual sentimos o apoio e o incentivo de toda a comunidade educativa e, por isso, esperamos continuar a envolver todos neste projeto, contribuindo para uma escola cada vez mais amiga do ambiente.

Professora Helena Deus