Descobrir a Ciência “Hands On” – 8.ºB

Em resposta a mais um convite do Pavilhão do Conhecimento, a turma B do oitavo ano da nossa escola visitou este museu de Ciência onde se fazem muitas aprendizagens, realizando experiências – abordagem hands on.
Ao longo do dia, os alunos tiveram oportunidade de realizar experiências em três espaços expositivos: o “Explora”, o “Doing” e a exposição temporária “Cães e gatos”. Com o apoio dos monitores, que os receberam com tanta simpatia, foi possível dividirem-se em grupos e aproveitar ao máximo esta experiência educativa.
O “Explora” inclui um conjunto de experiências muito cativantes. Nesta exposição “cada módulo é uma autêntica obra de arte onde o Homem contribui com o engenho, e a natureza com a surpreendente beleza dos seus fenómenos”.
A exposição “Cães e gatos” é um convite para os alunos explorarem o mundo dos seus animais de companhia preferidos, envolvendo-os numa coleção de atividades que têm tanto de educativo como de divertido.
Contudo, foi no “Doing” que os alunos se envolveram mais, tendo participado nas diferentes oficinas espalhadas por um espaço com mais de 500 m2. Neste local foi possível projetar, experimentar e construir atividades tão variadas como a costura, a engenharia, a robótica e a eletricidade.
As professoras de Ciências Naturais e Físico-Química, responsáveis por esta visita de estudo, consideraram este dia como uma experiência educativa muito oportuna, bastante profícua e, certamente, inesquecível para todos os que participaram!
Professora Helena Moita de Deus
Professora Ana Luísa Ferramacho