Refeições Escolares – 25 janeiro a 5 de fevereiro


Exmo/a. Senhor/a Encarregado/a de Educação,

Em resposta ao período de emergência que o país atravessa, e na sequência da decisão de suspensão da atividade letiva, a Câmara Municipal de Sintra disponibiliza refeições escolares, em sistema de take away, como forma de apoio às famílias dos alunos da rede pública do Concelho de Sintra que, nesta fase, estão impedidos de frequentar os estabelecimentos de ensino e continuam a necessitar desta resposta.

Esta resposta está acessível a todos os alunos, mediante requisição obrigatória a qual deverá ser efetuada sobre a unidade REFEIÇÕES-CASA aí disponível, via plataforma SIGA (http://siga.edubox.pt). No ato de acesso à plataforma é disponibilizada uma lista de escolas, que foram definidas como pontos de entrega das refeições escolares, e que pode ser consultada aqui. Através desta consulta os senhores encarregados de educação identificam a correspondência entre a escola que os alunos frequentam e a escola onde a refeição pode ser levantada.

A requisição das refeições na plataforma  implica a sua aquisição para um período estimado de 5 dias, ou seja, cada requisição reflete o pedido de 5 refeições – Kit Refeição escolar em casa. Cada refeição é composta por almoço (dose para duas pessoas) e lanche escolar. Cada refeição terá o valor unitário de 0,90€ para os alunos beneficiários de escalão B da Ação Social Escolar e de 1,80€ para os restantes alunos. Recordamos que de acordo com o Regulamento Municipal de Gestão dos Refeitórios Escolares de Sintra, os encarregados de educação que tenham reservado qualquer refeição e que não compareçam no seu levantamento, perdem o direito a usufruírem da mesma, sendo responsáveis pelo respetivo pagamento.

Em cada semana, entre as 10h00 da quinta-feira anterior e as 16h00 de segunda-feira, está aberto o período de requisição de refeições escolares na plataforma SIGA, que serão levantadas na 3ª feira seguinte.

Excecionalmente, nesta fase de arranque da resposta, a plataforma estará disponível para marcação a partir de hoje dia 22 de janeiro e até às 16h00 do dia 25 de janeiro. Desta forma, os alunos que pretendam requisitar o Kit (5 refeições) para levantamento no dia 26 de janeiro, têm que obrigatoriamente proceder à requisição nos termos descritos.

Mais informamos que se mantêm em funcionamento os Postos de Atendimento que, nesta fase pandémica, requerem agendamento telefónico.

Para esclarecimento de dúvidas sobre esta matéria poderá usar os seguintes contactos do Departamento de Educação:

Para além da resposta ao nível das refeições escolares, o Município de Sintra assegura ainda o transporte adaptado dos alunos com necessidades de saúde especiais, que frequentam Centros de Apoio à Aprendizagem, bem como o serviço presencial de refeição nas escolas definidas pelo Ministério da Educação como estabelecimentos de  ensino de acolhimento dos filhos, ou outros dependentes, a cargo dos trabalhadores dos serviços essenciais, os quais passamos a identificar:

 

Agrupamentos de Escolas que o Aluno Frequenta Escola de Acolhimento
AE Queluz Belas Escola Secundária Padre Alberto Neto (AE Queluz Belas)
AE Prof. Agostinho da Silva
AE Ruy Belo EB D. Pedro IV
AE Miguel Torga
AE Massamá
AE Agualva Mira Sintra Escola Secundária Ferreira Dias
AE António Sérgio
AE D. Maria II
Escola Secundária Ferreira Dias
AE D. João II EB Rainha D. Leonor de Lencastre (AE D. João II)
AE Alfredo da Silva EB Padre Alberto Neto (AE Leal da Câmara)
AE Leal da Câmara
AE Escultor Francisco dos Santos
AE Algueirão EB Maria Alberta Menéres (AE Mem Martins)
AE Ferreira de Castro
AE Mem Martins
AE Visconde Juromenha
AE Monte da Lua EB D. Carlos I (AE D. Carlos I)
AE D. Carlos I
AE Lapiás
AE Alto dos Moinhos EB Alto dos Moinhos (AE Alto dos Moinhos)