Quando o (N)amor(o) é Imperfeito

Ao longo desta semana de fevereiro, em que se assinala o Dia dos Namorados irão decorrer sessões de sensibilização/prevenção a que intitulámos “”. Vamos refletir com as turmas dos oitavos e nonos anos sobre a questão da violência e do desrespeito nas relações afetivas. A violência no namoro não é um fenómeno raro e assume diversas formas, mas todas com o mesmo propósito: magoar, humilhar, controlar e assustar. De acordo com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), “a violência no namoro pode ser definida como um ato de violência, pontual ou contínua, cometida por um dos namorados (ou ambos), com o objetivo de controlar, dominar e ter mais poder do que a outra pessoa envolvida na relação.”

“Se alguém te agride, se alguém te humilha, se alguém te controla, se alguém te isola dos amigos, isso não é amor, é violência”. Campanha do IPDJ 2016

Convidámos a APAV, a Associação Corações com Coroa e a Escola Segura para nos ajudarem nesta tarefa. A todos agradecemos.

No Blogue das Bibliotecas:https://creruybelo.blogspot.com/ encontram-se alguns vídeos sobre a temática e exemplos de situações de desrespeito/violência em contexto de uma relação afetiva que poderão ser trabalhados com os alunos.

Os números recentes da violência doméstica alertam-nos para a importância de fazer prevenção nas escolas, ensinar às crianças noções básicas de respeito, igualdade.