Mulheres na Ciência

A convite do ESERO Portugal (European Space Education Resource Office-Portugal) e da Ciência Viva (Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica), a turma A do nono ano foi celebrar o “Dia da Mulher” ao Pavilhão do Conhecimento.
As celebrações incluíram uma palestra pela cientista Dava Newman, ex-diretora da NASA (National Aeronautics and Space Administration), doutorada em engenharia biomédica aeroespacial e corresponsável pela criação do BioSUT (fato de astronauta superleve) e, também, o lançamento da edição 2019 do livro “Mulheres na Ciência”.
Foi uma manhã muito especial, pois as palestrantes convidadas são mulheres cientistas, tendo partilhado as suas histórias de vida, incluindo os pontos mais relevantes das suas investigações científicas. Mais tarde, todas as investigadoras incluídas no livro “Mulheres na Ciência” subiram ao palco e juntaram-se às colegas palestrantes, formando uma moldura humana muito inspiradora.
Para enriquecer o imaginário das crianças, a Mattel™ (companhia de brinquedos dos Estados Unidos) produziu uma Barbie astronauta e a diretora comercial da empresa apresentou-a aos presentes, incentivando todas as meninas e jovens raparigas a investirem no desenvolvimento da sua cultura científica, projetando no seu futuro a possibilidade de virem a ter uma carreira ligada à Ciência e à Tecnologia.
Terminadas as celebrações oficiais, o Pavilhão do Conhecimento ofereceu o almoço aos alunos, após o que lhes abriu as portas das exposições interativas para que todos pudessem experimentar as mais variadas e fascinantes atividades de ciências experimentais.
Foi um dia especial! Todos voltaram para casa felizes, e inspirados, para observar o mundo à volta com um olhar mais atento, curioso, crítico e experimentalista…  Afinal, o olhar de um cientista!
Professora Helena Moita de Deus