A visita de um ex-aluno

Por volta das 10 horas do dia 3 de abril, dirigi-me à biblioteca para assistir a uma sessão dinamizada pelas colegas responsáveis pelo TEIP, e cujo objetivo era dar a conhecer aos nossos alunos os percursos de vida de ex-alunos, de forma a motivá-los a seguir e a lutar, também, pelos seus sonhos. O convite tinha sido dirigido a Joseph, um aluno que frequentou a nossa escola há cerca de 10 anos, e que prontamente o aceitou. Ali sentada recordei o aluno educado, inteligente, discreto, humilde, com grande facilidade de escrever e por quem todos, professores, assistentes operacionais e colegas, nutriam um carinho especial. Agora, passados todos estes anos, ouvi-o com atenção e completamente fascinada. As qualidades que outrora faziam dele um aluno especial mantinham-se. Durante cinquenta minutos, cativou a plateia que tinha à sua frente, constituída por alunos de 9.º ano, falando de forma simples, clara e segura. Falou sobre a importância das palavras, da leitura e da escrita na sua vida. Apresentou o seu livro Detrás da sombra, um livro de poemas e cuja publicação aconteceu quando tinha 16 anos. Deu a conhecer alguns poemas, explicou como surgiu este projeto, como tinha sido a sessão de lançamento do livro e como tinha conseguido que um grupo musical musicasse um dos seus poemas e atuasse nessa sessão, música que também ouvimos. Falou da música que faz igualmente parte da sua vida, pois pertence ao coro de uma orquestra, do curso de farmácia que tirou e dos sonhos que devemos ter, apelando à plateia que os mesmos só se concretizam através do trabalho e que este começa desde logo. Para mim, que fui sua professora de Português, foi um orgulho e um prazer ouvi-lo e verificar que se tornou num jovem ainda mais seguro, ainda mais especial, ainda mais interessante. Obrigada, Joseph! Como disse Pablo Picasso, “Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há também aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol.”
Professora Guida Silva